A esperança que nos move by MIND UP

15-04-2020

O COVID-19 chegou a Portugal e veio abalar a "normalidade" dos nossos dias, o que naturalmente terá consequências psicológicas na população devido às medidas tomadas: a necessidade de isolamento, o evitamento de contacto físico/social, e o medo e preocupações inerentes a uma pandemia. O ser humano é extremamente relacional, vive da relação com o outro, precisa de ser, estar e sentir. Actualmente, somos privados de algo que nos é natural e que faz parte do nosso ADN, e é normal que venha a sentir-se, em algum momento, mais ansioso, triste, frustrado, sozinho ou com falta de esperança. É importante termos presente, que estamos a adaptar-nos a uma nova realidade, e não devemos exigir demasiado de nós próprios, mas sim respeitar o nosso ritmo. Vão existir dias em que se sentirá mais activo e outros em que não terá motivação para fazer nada, desafiando o seu equilíbrio.

Este é um artigo colectivo, pois foi escrito com a colaboração de todos os participantes do projecto MIND UP, continuamos a trabalhar juntos - mas à distância - e a unir esforços para que chegue uma mensagem positiva até si. Reunimos algumas sugestões para a manter a sua Saúde Mental enquanto está por casa, e deixamos também algumas mensagens de esperança porque é realmente importante manter-nos confiantes, esperançosos e ter pensamentos positivos. Se depois desta leitura as coisas parecerem um pouco melhores para si, cumprimos a nosso objectivo.

Sugestões para manter a sua Saúde Mental em casa

#1 Ser disciplinado com os horários e manter as rotinas normais: acordar cedo e não ficar a manhã toda na cama, fazer a higiene e vestir. Não ficar de pijama o dia todo. Manter o horário das refeições e manter o contacto telefónico com os amigos. Não esticar a hora de deitar, e manter a higiene do sono.

#2 Fazer diariamente exercício físico para trabalhar os músculos, é relaxante e de preferência à mesma hora, para criar uma rotina. Também podemos ouvir música, e dançar para quebrar a neura.

#3 Uma boa maneira de passarmos o tempo é trabalharmos a nossa mente através de jogos, e há muitos! Vou deixar aqui algumas sugestões: Monopólio, Pictionary, Jogo da Glória, Trivial Pursuit, Cluedo, Scrabble ou UNO.

#4 Não se pode desanimar e entrar em depressão, pois assim o tempo custará mais a passar. Para gerir o stress podemos sempre ouvir uma música relaxante e fazer meditação, cozinhar, ler, escrever, pintar ou até bricolage, são também dicas importantes.

#5 Uma forma de se entreter é falar consigo próprio, o que se pode chamar de introspecção, em que basicamente dentro da nossa cabeça arranjamos um emissor, um receptor e, o mais importante, é que a mensagem que transmitimos a nós próprios seja útil, positiva e tenha o seu poder. Quanto mais pensarmos e formos criativos mais enriquecidos e desenvolvidos ficaremos sobre as razões de existirmos no Mundo.

#6 Aproveitar para estar com a família, ver a Netflix ou um filme, e tentar fazer outras coisas diferentes do habitual para se ocupar.

#7 Por vezes tem-se pensamentos negativos. Quando isso acontecer, devem-se ter pelo menos 3 pensamentos positivos para contrabalançar. Eu tento fazer isso mesmo no meu dia-a-dia.

Mensagens de Esperança

Não podemos falar desta crise sem falar em segurança. E não podemos falar em segurança sem falar de Deus. Ele sabe o que está a fazer, Sabe o motivo pelo qual estamos a passar esta provação. E sempre se disse: não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Também se diz, e bem, que há males que vêm por bem. Vamos ter fé e crer que depois desta fase algo de bom e de novo surgirá nas nossas vidas. Ainda não sabemos bem o quê, mas algo de bom, e de novo virá. Até lá, é fundamental cumprir as normas governamentais e da DGS, protegermo-nos o máximo possível, confiar nas autoridades e não esquecer que Deus está no comando. Haja fé. Tudo ficará bem! Um abraço.

Pedro Sousa

Caros amigas e amigos,

Sei que estão a sofrer muito, e não é caso para menos, mas venho dar uma mensagem de esperança para todos vós. Não desistam de acreditar que é possível sobreviver, que é possível destruir o nosso inimigo, o COVID-19, mas para isso têm que seguir medidas de segurança muito restritas. Sigam as regras da DGS, impreterivelmente, não saiam de casa, exceto para ir à farmácia ou ao supermercado. Por favor mantenham-se o mais possível em casa. Só assim é que combateremos o vírus, mantendo a saúde pública o melhor possível.

Não se esqueçam: podemos ganhar esta batalha!

Miguel Calixto

A minha mensagem de esperança é que sejam fortes e que não estejam sempre a pensar no assunto, porque quanto mais pensamos no assunto mais temos aqueles pensamentos maus de que tudo vai piorar. Tenham coragem, continuem a ir à rua para ir às compras ou para dar a vossa voltinha matinal, façam várias coisas em casa para se distraírem, porque quanto mais pensamos no tempo mais ele demora a passar. Já passámos por coisas piores e isto é só mais uma batalha que temos de vencer, e vamos vencer!

Por isso tenham esperança porque tudo vai ficar bem ! #fiqueemcasa

Nelson Cunha

Acredito em Deus e parece-me que Ele está em tudo, desde o ser humano, a todo o Mundo, até ao mais ínfimo pormenor, tão bem feito, tão complexo, como vindo de uma mão de obra tão divina e fascinante que a única explicação será que Deus se faz representar em todo o lado, sendo o ser humano o seu espelho por quem se faz transmitir. Deus quis que as pessoas se retirassem para um momento de reflexão para estarem mais presentes uns com os outros, e nos importarmos mais com o que se passa no Mundo, em Portugal e ao nosso lado, com este problema que nos afeta mas que acaba por nos unir a todos. Eu acho que todos nós quando ultrapassarmos esta fase das nossas vidas ficaremos a dar mais valor ao Mundo, e rever toda a gente ultrapassará a nossa imaginação de tão forte e bom que será.

Maria Manuela

Esta tempestade do COVID-19 vai passar, tente ficar tranquilo. Faça coisas que gosta, vamos acreditar no bem e que tudo vai correr pelo melhor. Vamos ficar bem.

Miguel Sousa Dias

Acredito em Deus e isso faz com que encare a vida de uma perspectiva optimista e plena de significado. Desta forma, dou-me e relaciono-me bem com toda a gente de maneira a estar sempre em contacto com as linhas mestras da religião cristã. Aconselho vivamente as outras pessoas a fazerem o mesmo, mesmo que não tenham uma religião. Posso dar o exemplo do coronavírus para dar força e sentido á vida, por forma a ultrapassar as diversas vicissitudes que se nos vão deparando. É preciso muita coragem para enfrentar os problemas, e, nesse aspecto, é de realçar o trabalho dos enfermeiros e médicos portugueses.

João Torgal

Temos de pensar que vai ficar tudo bem, pois quando isto passar vamos ficar todos ainda mais unidos. É importante que fique em casa, porque neste momento sozinhos estamos juntos. Não se sinta triste, e veja segurança nesta solidão. Proteja-se.

Patrícia Pires 

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora