As trevas de Myanmar – Sobre o olhar de Miguel Sousa Dias

Myanmar vivia em paz, onde o céu tocava na terra, as pessoas não eram muito ricas mas viviam bem e tinham sobretudo paz. Até que um dia, um grupo militar invadiu o governo e assumiu o poder. Aí tudo mudou...
Quando o grupo militar assumiu o poder, cortaram a internet, prenderam o líder do governo, fecharam os centros comerciais, e ainda, fecharam os bancos e as escolas. Foi decretado o estado de emergência, mas o povo de Myanmar não se rendeu, vários países contestaram para que o líder fosse novamente liberto, mas o que este grupo militar pretendia era provocar o medo e impor uma ditadura.
As trevas controlam as ruas, controlam as pessoas e os jornalistas que chegam a Myanmar para dizer ao mundo o que está a acontecer, alguns são presos. As pessoas não fazem mais hortas porque os militares com os aviões fazem patrulhas para conseguirem ter o poder das pessoas, destroem tudo para que as pessoas vejam quem manda. Também estão a tirar as redes de telecomunicações e ainda, a destruir vários pontos da cidade para aterrorizar os locais.
A ONU tem ajudado a tentar reconciliar os militares mas sem sucesso...muitos civis morrem ou são torturados diariamente, outros conseguiram escapar até à Tailândia para fugirem da ditadura.
As trevas só permanecem se não lutarmos, temos que lutar para que eles não sejam mais fortes, o que querem é provocar o medo mas nós somos fortes, somos um e vamos enfrentar este pesadelo.
"Vamos vencer as trevas porque a luz somos nós e a luz vai vencer".
Miguel Sousa Dias