CRÓNICA Nº10: A TODOS UM ESTRANHO NATAL...?

22-12-2020

Olá e sejam bem-vindos a mais uma crónica de humor no portal VivaMente!

O tema deste mês é o Natal, celebrado a 25 de Dezembro. CHEGÁMOS! FINALMENTE!

Aquela época que algumas pessoas adoram, outras odeiam e que para algumas simplesmente lhes passa ao lado. Como todos sabemos este Natal vai ser diferente dos outros, todos sabemos que vivemos a maior pandemia que o mundo já viu, mas não vai ser essa mesma pandemia que nos vai tirar o dia que tanta gente gosta e festeja e que precisa, até porque é apenas nesta altura que muitas famílias se reúnem.

Nesta crónica vou falar-vos de tradições de Natal desconhecidas, as mais bizarras ou estranhas que existem no mundo. Mas porquê que vou falar-vos do mundo e não de Portugal? Porque todos nós já sabemos o que fazemos aqui no Natal, no entanto existem muitos outros países que festejam de uma forma diferente de nós e eu gostava de falar-vos um bocadinho sobre isso.

1- Peru: Porrada da paz!

Musica, bebida, presentes...e murros na cara! É verdade, o Natal na província de Chumbivilcas, no Peru, é uma mistura de carnaval com caraté, isto porque para além de se comer, beber e abrir os presentes tradicionalmente, os residentes juntam-se em ginásios para um único propósito: andar à pancada! No dia 25 é feita uma procissão e depois os sinos tocam, este é o sinal para os residentes irem para os tais ginásios e aí são chamados pelo nome de quem querem enfrentar e os motivos podem ser os mais fúteis ou irrelevantes.

2-Canada: Terror natalício

Em Newfoundland e Labrador, áreas afastadas do Canadá, as pessoas usam máscaras - algumas bonitas, outras assustadoras - e saem para "invadir" a casa dos vizinhos. O dono da casa só se livra dos visitantes quando consegue adivinhar quem está atrás da máscara. A procissão do terror é uma antiga tradição inglesa chamada de "mummery", que só sobreviveu nestas regiões canadenses e em certas partes da Irlanda.

3-Ucrânia: aranhas de natal

Acredite ou não as aranhas também podem fazer parte da tradição de Natal. Na Ucrânia, as árvores de Natal são decoradas com... adivinhem lá...teias de aranha! Não se assustem são apenas teias de aranha falsas obviamente, mas os ucranianos fazem este tipo de coisa porque acreditam que pode trazer-lhes boa sorte no futuro.

4- Suécia: Pato Donald?!

Uma importante tradição sueca de Natal é o "Donald Duck Special", este programa de televisão é exibido todos os anos na véspera de Natal sempre às 15 horas. Não sei se sabem, mas nós por cá temos uma coisa muito parecida não sei se me estou a fazer entender...alias até temos duas! Adivinhem lá...O Natal dos Hospitais e... SOZINHO EM CASA 1, 2, 3, 4....! Estas duas coisas nunca podem faltar num Natal tipicamente português!

Bem só me resta desejar a todos um bom Natal e um bom Ano Novo, e lembrem-se que o Natal não é só consumismo também é lembrarmo-nos dos mais próximos e de quem mais precisa, e da nossa família e amigos, porque é isso que faz a magia do Natal. Obrigado a todos e até para o ano!

Nelson Cunha

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora