CRÓNICA Nº12: A MÁSCARA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS

15-02-2021

Olá e sejam bem-vindos a mais uma crónica de humor no portal VivaMente!

O tema deste mês é o Carnaval, celebrado a 16 de Fevereiro.

Lembram-se quando éramos crianças e fazíamos aquelas brincadeiras, das guerras com balões de água (que no meu caso acabava sempre doente e em vez de ter os três dias de férias da escola tinha uma semana), e as bombinhas de mau cheiro que começavam logo uma semana antes e durante as aulas, havia sempre um espertinho qualquer que rebentava uma e ficava sempre um cheiro que não se podia! E quando íamos mascarados para a escola! Ai belos tempos...

Não se conhece bem a origem do carnaval, mas dizem que remota a antiguidade, e originalmente o termo "carnaval" significa "adeus à carne" e porque tem esse nome perguntam vocês? E eu respondo, porque na idade média representava uma época de festas populares que antecediam um grande jejum, a famosa Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa.

Todos nós conhecemos o típico carnaval Português, onde existem sempre os desfiles tanto aqui como nas ilhas, e para não falar no glamoroso carnaval do Brasil, onde milhares de pessoas saem às ruas atrás dos carros elétricos, a dançarem e a cantarem. Mas existe história por de trás disto tudo...e eu vou contar-vos!

Sabiam que em Portugal o carnaval só se iniciou no século XIII, como uma festividade três dias antes da Quaresma? A festa popular também chamada de Entrudo, ocorria de forma espontânea nas ruas, onde os participantes atiravam baldes de água, ovos e laranjas entre si, e a utilização de máscaras só surgio nas comemorações a partir de 1649, que deram origem às personagens que conhecemos por "caretos" e "xé xé".

O primeiro baile de máscaras foi realizado em 1809 pela nobreza, ou seja, o povo estava proibido de se divertir e de viver momentos de felicidade.

A partir do século XIX em Portugal, começaram a existir outras maneiras de festejar o carnaval, uma delas foi a famosa batalha das flores realizada em Lisboa em 1887 (não me perguntem o que é porque não sei, se calhar foi uma guerra de flores?). Mas existem outras formas que as pessoas encontraram para se divertir nesse período como pintar paredes, atirar objetos para dentro das casas e realizando os famosos, hoje em dia, cortejos com carruagens decoradas ao que os brasileiros chamam "trio elétrico".

Eu adoro partidas, então no carnaval é uma coisa de malucos! Hoje deixo-vos alguns exemplos para poderem fazer aos vossos amigos ou familiares:

1-Ovo na cabeça! Sim é um bocado chato porque ficamos todos sujos, mas é carnaval...e também podem juntar farinha se quiserem...é só uma sugestão não quero estar aqui a abrir guerras...

2-Cocó falso! Esta então farto-me de rir! Imaginem os vossos pais ou amigos entrarem em casa e verem no chão ou na cama uma lembrança que alguém deixou lá! Eu assustava-me e ficava furioso. Ou então cobras falsas! Já fiz isso à minha mãe e ela não gostou nada!

3-Dedos ou outras partes do corpo falsas cortadas! É só preciso comprar e depois usar a imaginação!

4-Sons de gases/pums, o clássico, é fácil, põem debaixo de uma almofada ou assim, e é só esperar que alguém caia na ratoeira!

Este ano o carnaval vai ser mais escuro e menos divertido, mas temos que ter esperança porque um dia o sol vai voltar a brilhar e isto tudo vai passar! E lembrem-se: é carnaval ninguém leva a mal !

É tudo por agora, voltarei para a próxima com outro tema interessante!

Nelson Cunha

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora