CRÓNICA Nº13: PAI, QUERIDO PAI

18-03-2021

Olá e sejam bem-vindos a mais uma crónica de humor no portal VivaMente!

O tema deste mês é o Dia do Pai, celebrado a 19 de março.

Pai...a interna figura parental, autoritária e também conhecido por chefe de família! Todos temos um pai e há quem tenha dois, mas isso é conversa para outro dia! Como estava a dizer, todos temos um pai, mesmo que nunca o tenham conhecido, ou que esteja longe, ou que já tenha partido, é uma figura que normalmente impõe respeito e sabedoria, mas que também tem o seu QB (quanto basta) de momentos cómicos, por exemplo com as filhas: quem nunca passou pelo menos uma vez vergonha por causa do pai? Mas com os rapazes também acontece o mesmo, descansem!

O Dia do Pai teve origem em 1972 nos Estados Unidos, reza a história que foi uma mulher chamada Sonora Luise, que era filha de um militar, que criou o dia para homenagear a admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Claro que o dia não foi logo considerado oficial, ainda teve que ir a debate ao então presidente Richard Nixon que aceitou.

Agora queria-vos falar de algumas coisas típicas do pai! Como por exemplo as seguintes:

  • O pai tem sempre um dom para inventar castigos "criativos" quer seja ficar sem ver televisão durante bastante tempo ou proibir de brincar;
  • Inventa brincadeiras perigosas, mas ao mesmo tempo divertidas! Quem se lembra quando éramos pequenos e o nosso pai nos agarrava e nos lançava ao ar e nos apanhava de seguida, e as nossas mães a olhar com uns olhos que parecia que ia ter um ataque cardíaco a qualquer momento;
  • Contar piadas/ser humoristas. É aquele pai que tenta ter piada, mas não tem! Conta sempre as mesmas piadas e são aquelas piadas secas que já ouvimos imensas vezes e ficamos corados pelo embaraço que estamos a passar naquele momento;
  • Dar conselhos muito, mas mesmo muito constrangedores! Neste caso é mais para os rapazes quando começamos a adolescência e as primeiras paixões e a descoberto do nosso corpo e do sexo, e que se temos dúvidas vamos perguntar ao nosso pai, mas como ele já viveu no século passado dá conselhos tão maus que nós ficamos envergonhados e acabamos a conversa por ali. Vamos ver na internet porque é mais fácil e actual!

No Dia do Pai, o melhor presente é aquele que tem um significado bonito e especial. Um poema, uma música ou um desenho são a melhor demonstração de amor e carinho pelo pai. Mas, existem outras opções de prendas para os mais consumistas:

  • Relógios
  • Livros
  • Workshop de culinária
  • Prova de vinhos
  • Bilhetes para jogos de futebol da equipa preferida

Tratem bem dos vossos pais como eles trataram de vocês, porque quando tiverem filhos vocês vão querer que eles façam o mesmo. Quero só deixar uma mensagem ao meu pai também: Pai, obrigada por seres como és. Adoro-te não só por aquilo que és, mas também por me ensinares a ser uma pessoa melhor.

É tudo por agora, voltarei para a próxima com outro tema interessante!

Nelson Cunha

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora