CRÓNICA Nº3: FAMÍLIAS ADAMS

06-05-2020

Olá e sejam bem-vindos a mais uma crónica de humor no portal VivaMente!

O tema deste mês será a família! Ora bem, família todos temos...ou não, alguns não têm mas não vamos falar de coisas tristes porque este é um espaço para se rir e se divertir. Começa bem...

Como sabem existem vários tipos de famílias como por exemplo: a família tradicional, a família matrimonial, a família informal, a família monoparental, a família anaparental, a família reconstituída, a família unipessoal e até a família eudemonista, seja lá o que isso for. Mas eu hoje vou focar-me apenas em dois tipos de famílias para esta crónica: a família tradicional e a família monoparental, porque são as mais conhecidas entre aquelas todas.

Então, a família tradicional é composta por pai, mãe e filho(s), tal como a famosa família Adams. Como sabem numa família "normal" quando se tem um só filho a atenção vai toda para ele, mas quando se tem dois...aí é que começam os problemas! Quando um quer uma coisa o outro também, e quando não lhes é dado começa a confusão! Começam por fazer aquelas birras, que já devem ter visto no supermercado, onde choram baba e ranho e fazem ali um escândalo que os pais nem sabem onde se podem esconder! No meu tempo duas palmadas no rabo resolviam o problema, mas agora nos tempos modernos não se pode bater nos meninos porque eles são frágeis e é contra as leis! Perguntem lá aos vossos avós ou até mesmo aos vossos pais, se não levaram umas boas palmadas na altura deles (alguns ainda agora precisavam) e não estão feitos uns homens? E aquela história da roupa igual a um ao outro? Sim, havia e ainda há pais que insistem em vestir os filhos, quer sejam gémeos ou não, da mesma forma e da mesma cor! Às vezes dou por mim a pensar se não é uma maneira que eles arranjaram para não perderem os filhos no meio de uma multidão ...HMMMM...SERÁ?!

Agora num tom mais sério vou falar-vos das famílias monoparentais. Como sabem as famílias monoparentais são constituídas por uma figura parental, uma mãe ou um pai e o(s) filho(s). Neste tipo de famílias a responsabilidade com os filhos é apenas de um dos pais, tendo a possibilidade no caso dos casais divorciados, de ter visitas intercaladas entre um e o outro sendo decretado assim pela lei do tribunal ou por mutuo acordo entre os dois.

Eu tenho a "sorte" de ter uma família "normal" e não monoparental, mas não estou a dizer que ter uma família monoparental é mau, porque não é! E vou dizer-vos o porquê em 3 pontos:

  • No Natal e nos aniversários recebemos sempre prendas a dobrar! IUPI!
  • Temos férias a dobrar! Como assim férias a dobrar?! Perguntam vocês. Então pensem bem, podem passar uma semana com o vosso pai no Algarve e uma outra semana com a vossa mãe no Norte por exemplo.
  • E não há discussões entre os pais próximas das crianças, o que na minha opinião é o mais importante pois não sentem tanta tristeza.

Para acabar e já que estamos ainda de quarentena, sugiro alguns filmes familiares que todos podem ver com as vossas famílias:

  • Ace Ventura: Pet Detective
  • The Pink Panther
  • Meet the Fockers
  • Duplex
  • The Hangover
  • Divertida Mente
  • Karate Kid
  • Home Alone
  • Toy Story
  • Mulan

Lembrem-se que a família é tudo o que temos e é muito mais importante do que o dinheiro ou outra coisa qualquer que a vida nos possa oferecer, por isso cuidem bem de vocês e das vossas famílias!

É tudo por agora, voltarei para a próxima com outro tema interessante!

Nelson Cunha 

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora