CRÓNICA Nº8: AQUILO QUE NOS MATA POR DENTRO

14-10-2020

Olá e sejam bem-vindos a mais uma crónica de humor no portal...nem vale a pena dizer o nome porque por esta altura já todos vocês deveriam saber.

O tema deste mês é o dia Mundial da Preguiça assinalado a 17 de Outubro. Como um verdadeiro preguiçoso que sou, não me apetecia nada ter que vos explicar o que é a preguiça mas pronto vocês merecem e eu faço o esforço: a preguiça pode ser interpretada como uma aversão ao trabalho ou em palavras mais simples o não querer fazer nada. Também pode ser designada como lentidão a fazer certas coisas.

O preguiçoso conforme o senso comum o chama, é aquele indivíduo que não quer nem se esforça para fazer trabalhos tanto físicos como mentais, ou seja, faz o que quer na vida e está-se a marimbar para o trabalho e os outros seres humanos que existem ao seu redor.

Existem vários tipos de preguiçosos, por exemplo o meu é em não fazer as limpezas é uma coisa que a mim não me assiste, que não gosto simplesmente porque é uma seca. Mas temos outros exemplos como a preguiça do vaidoso que é aquele que não faz nada porque tem medo de errar ou de receber críticas, o que na minha opinião se for uma crítica construtiva até é bom para nós. Seguidamente, temos a preguiça do tímido que é a pessoa que finge que tem medo de tudo só para não o perturbarem para aparecer em certos sítios ou em certos compromissos.

A preguiça do satisfeito (identifico-me muito com esta, tenho de dizer a verdade!) é aquele indivíduo que está sempre a dizer que está satisfeito com o que tem só para não ter que fazer mais coisas, por exemplo fiz um boneco em barro há pressa que ficou feioso mas que podia estar bem melhor, e quando me perguntaram se fiquei satisfeito com o resultado a resposta é: SIM!

A preguiça do desmotivado, esta é um bocadinho mais séria pois envolve problemas de depressão e ansiedade, é aquela pessoa que se encontra num estado total de desmotivação, que não encontra sentido na vida e que não tem vontade de realizar absolutamente nada, falo por experiencia própria porque já passei por isso e não é fácil.

A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas.

É tudo por agora...oh vocês sabem que eu volto sempre para a próxima por isso...FUI!

Nelson Cunha

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora