Desejos mortais

O suicídio é uma das principais razões para a morte de 800.000 pessoas por ano em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. Entre as pessoas que cometem o suicídio e as tentativas falhadas, o número ainda aumenta mais. Existe também a automutilação não suicida, ou seja, pessoas que fazem cortes nos braços, que se queimam com cigarros, entre outras situações.
Pode-se dizer que os homens são mais propensos ao suicídio do que as mulheres, cometendo quatro vezes mais suicídios do que as mulheres, aparecendo o abuso de álcool e o abuso de substâncias ilícitas entre os principais motivos. Também os homens são mais agressivos do que as mulheres, podendo deixar bilhetes ou cartas de despedidas.
Um dos principais motivos para o suicídio é a depressão. A depressão, incluindo a que faz parte do transtorno bipolar, é causadora de 50% das tentativas de suicídio e ainda mais no que diz respeito ao suicídio consumado. Vários são os factos apresentados para as tentativas de suicídio, desde a morte de entes queridos até ás relações amorosas infelizes. O transtorno mental também tem um peso muito significativo para os comportamentos suicidas. As pessoas que vivem sozinhas também têm maior propensão para o suicídio. O uso de medicamentos em excesso e o uso de veneno são um dos motivos para as pessoas se poderem suicidar, tal como o uso de armas de fogo, sendo esta última o principal factor de morte nos suicidas, qualquer coisa entre os 50%.
Todo o tipo de pessoas comete suicídio - homens e mulheres, velhos e novos, ricos e pobres. Deve-se considerar que as pessoas que pretendem cometer suicídio não estão a chamar a atenção, mas somente á procura de ajuda.
Em tempos, conheci uma jovem que falou comigo sobre o suicídio. Mostrou-me as suas queimaduras nos braços. Não a levei muito a sério. Várias pessoas tentaram demovê-la dos seus propósitos. Inútil, pois veio a suicidar-se na mesma. E eu, porque não a levei a sério? Talvez porque sabia que consumia drogas e pensei que era por isso que falava do assunto. Mas estas pessoas são para serem levadas a sério, porque o suicídio é uma medida extremista e final.
No dia 10 de Setembro comemora-se o Dia Internacional contra as vítimas de suicídio. Não é muito relevante, no entanto, pode ajudar a prevenir os casos suicidários.
Para concluir, pode-se dizer que o suicídio é para ser levado a sério e é uma das principais causas de morte, principalmente entre os jovens. Mas o que se deve retirar de tudo isto? Que medidas devem ser tomadas? Talvez somente intervir a um nível preventivo e disponibilizar ajuda, nada mais. Mas já é alguma coisa. Talvez com o tempo se possa reduzir o suicídio, mas não erradicá-lo. Talvez. Pode ser que sim. Nada mais há a fazer, por agora. No futuro, daqui a alguns anos, talvez se possa fazer mais. Depende das pessoas e das situações.
P.S.: Este artigo também é dedicado à Ana, uma pessoa minha amiga que se suicidou. Tenho saudades dela. Nunca a irei esquecer. Beijinhos.
João Torgal