O dia de Portugal

O dia de Portugal celebra-se no dia 10 de Junho, desde o Antigo Regime. Do Estado Novo até à revolução dos cravos, em Abril de 1975, o dia de Portugal era celebrado como o dia da Raça ou dos Portugueses. Era caracterizado pelas semelhanças ao nosso país, e comemorado por todo o mundo, desde as colónias aos 5 continentes. Foi também uma forma de o país celebrar a conquista de territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e uma língua em comum. Até ao 25 de Abril, o dia de Portugal era conhecido como o dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último criado por Salazar na inauguração do Estádio do Jamor.
A partir de 1978, este dia ficou designado por dia de Portugal, das Comunidades e de Camões. O dia 10 de Junho, primeiramente foi celebrado em 1880, para comemorar os 300 anos da morte de Luís Vaz de Camões, o grande poeta nacional. Este dia também era conhecido pelo dia do arcanjo Gabriel. Um pouco por todo o mundo, o 10 de Junho é celebrado por milhões de portugueses nos diferentes países e de todas as classes sociais.
Hoje em dia, é considerado feriado e seguido por todas as pessoas de diferentes etnias portuguesas. Para concluir, pode-se dizer que o significado do dia de Portugal tem aumentado ao longo dos tempos, com particular incidência nos territórios de língua portuguesa.
Na minha opinião pessoal, este dia só pecou por tardio, já que se justificava um maior reconhecimento ao valor e tradição portuguesa, através dos políticos portugueses. Mas, mais vale tarde do que nunca, e os portugueses só ficaram a ganhar com esta mudança.
João Torgal