Saudade Portuguesa

18-03-2021

Eu sinto a saudade como sendo uma parte de nós que está deslocada, que não esta no seu devido lugar, provocando uma espécie de quebra, de sofrimento, e de falta, um lugar que não sendo preenchido, se demonstra em melancolia, nostalgia e tristeza.

É verdade que tudo isso retrata a maneira de ser, de uma forma geral, de todos os portugueses, que é característica de gente que nunca está satisfeita. Pouco têm, procurando sempre mais e mais, enchendo em primeiro lugar o seu lado sentimental, ou seja, o coração. A palavra "saudade" só existe em português, esta reflecte-se quanto mais se está longe, na ausência de alguém, ou de uma coisa, na maneira de ver e de sentir.

Eu por exemplo, lembro-me de quando estava no estrangeiro de ter muitas saudades de Portugal, e essa falta ia-se perdendo à medida que vinha de regresso, apreciando as casas brancas, os pequenos castelos, os montes que se diferenciam tanto das planícies espanholas, os estreitos rios e ribeiras, começaram a ter muito maior importância e a serem muito mais queridos do que antes.

Eu acho que a grande diferença entre termos saudades de alguém ou de uma coisa, é que esta não nos faz sofrer deliberadamente. As pessoas cada vez mais, sentem-se carentes de dinheiro, de coisas, podendo até contentar-se com a compra de pessoas mas nunca dos seus sentimentos. É praticamente impossível uma pessoa viver sozinha, sendo complemente diferente o sentir saudades de uma pessoa ou de um objecto. Temos de olhar em frente e não cultivar sentimentos saudosistas, não parando sempre a olhar para trás.

Maria Manuela 

© 2020 MIND UP by FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS 
 Os trabalhos assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores .
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora